segunda-feira, 20 de agosto de 2012

CICLO DA ÁGUA

6° ANO A                                 POSTAGEM DIA 28/08/2012


EXPLICAR O CICLO DA ÁGUA.


MOSTRAR  A IMPORTÂNCIA DO CICLO DA ÁGUA PARA O PLANETA.


RELACIONAR A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA AS REAÇÕES QUÍMICAS OCORRIDAS NOS SERES VIVOS.


48 comentários:

  1. O processo que dá origem ao ciclo da água ocorre em todos os estados físicos. Para conceber esse fenômeno é preciso que outro elemento provoque, nesse caso, é motivada pela energia da irradiação solar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tamara gomes da silva28 de agosto de 2012 às 07:26

      A água é um bem comum a todas as pessoas, além de ser indispensável a todas as formas de vida que estão dispersas ao decorrer da extensão da crosta terrestre. As águas contidas no planeta constituem a hidrosfera e essa corresponde à parte líquida que se encontra em diversas partes, como oceanos, mares, rios, lagos, geleiras, além da atmosfera.

      Excluir
    2. Ciclo da água
      O ciclo da água tem varios estados que ela passa como
      # Evaporação dos oceanos e outros corpos d'água (rios, lagos e lagunas) no ar e a evapotranspiração das plantas terrestres e animais para o ar.
      Precipitação, pela condensação do vapor de água do ar e caindo
      # Escoamento superficial sobre a terra, geralmente atingem o mar.

      Excluir
    3. Gabrielli de Souza Santos28 de agosto de 2012 às 07:34

      Ciclo Hidrológico

      A aguá se move perpetuamente através de cada uma desta regiões no ciclo da água constituindo os seguintes processos principais de transferência.

      .Evaporação dos oceanos e outros corpos d"água (rios,lagos e lagunas) no ar e a evaporação das plantas terrestre e animais para o ar.

      .Precipitação ,pela condensação do VAPOR DE ÁGUA do ar e caindo diretamente na terra ou no mar

      .Escoamento superficial sobre a terra geralmente atinge o mar

      Excluir
    4. Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

      Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

      Excluir
    5. O nome científico do ciclo da água é ciclo hidrológico!
      É assim que chamamos a troca constante que a água faz entre a terra, mares, rios florestas e a atmosfera.

      De maneira simplificada, podemos dizer que o ciclo da água envolve a constante mudança de estado físico desse elemento. Ou seja, na natureza a água se torna ora líquida, ora gasosa... e para isso conta com ajuda da energia do sol.

      Excluir
  2. A água é um bem comum a todas as pessoas, além de ser indispensável a todas as formas de vida que estão dispersas ao decorrer da extensão da crosta terrestre. As águas contidas no planeta constituem a hidrosfera e essa corresponde à parte líquida que se encontra em diversas partes, como oceanos, mares, rios, lagos, geleiras, além da atmosfera.

    ResponderExcluir
  3. tamara gomes da silva28 de agosto de 2012 às 07:20

    Devido ao calor do sol a água dos oceanos mares, rios e lagos a água passa lentamente do estado líquido para o estado gasoso, isto é evapora-se e vai para a atmosfera. O vapor de água na atmosfera arrefece e condensa-se, isto é, transforma-se em pequenas gotas de água, formando as nuvens.
    Depois a água volta novamente à superfície terrestre sob a forma de precipitação - chuva, neve ou granizo. Uma parte cai directamente nos oceanos, mares rios e lagos, outra escorre à superfície terrestre e outra infiltra-se no solo, formando lençóis de água subterrâneos. A água absorvida pelo solo passa para as plantas, que a absorvem pelas raízes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CICLO DA ÁGUA
      O NOME CIENTÍFICO DO CICLO DA ÁGUA É O CICLO HIDROLÓGICO!
      È ASSIM QUE CHAMAMOS A TROCA CONSTANTE QUE A AGUÁ FAZ ENTRE A TERRA,MARES,RIOS FLORESTAS E A ATMOSFERA.

      Excluir
    2. A água se move perpetuamente através de cada uma destas regiões no ciclo da água constituindo os seguintes processos principais de transferência:
      dos oceanos e outros corpos d'água

      Excluir
    3. O sol provoca a evaporação dos oceanos, lagos, rios e lençóis subterrâneos.
      Evaporação é a passagem da água do estado líquido para o gasoso, quando ela assume a forma de vapor. A evaporação também ocorre durante a respiração dos animais e plantas.

      Excluir
    4. Como vapor, a água vai para camadas mais altas da atmosfera e forma as nuvens.
      Quando a condensação aumenta nas nuvens, o vapor d'água se transforma novamente em líquido. Assim, a água volta novamente para a superfície da terra como gotas de chuva, o que chamamos de precipitação.
      Em lugares frios essa água cai em forma de flocos de neve.
      Sobre a superfície, a água da chuva escoa para formar os oceanos, lagos, rios e lençóis subterrâneos... e assim, o ciclo da água recomeça.

      Excluir
  4. O nome cientifico do ciclo da agua é ciclo hidrologico!
    É assim que chamamos a troca constante que a água faz entre a terra mares rios florestas e a atmosfera!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tamara gomes da silva28 de agosto de 2012 às 07:39

      Eu entendi que a água favorece a ocorrência de reações químicas.

      As reações químicas são processos onde uma ou mais moléculas de substâncias sofrem modificações, transformando-se em outras substâncias.

      Os reagentes são as moléculas que se transformam, originando o produto. A água participa das reações tanto como reagente quanto com produto.

      As moléculas de água estão em constante movimentação dentro de um sistema, o que favorece a agitação das moléculas na solução. Com isso, há uma maior facilidade de “encontrarem-se” e reagirem.

      Excluir
  5. jose aguilar 6°anoA28 de agosto de 2012 às 07:26

    Podemos encontrar a água em três estados físicos: líquido, gasoso e sólido. O conjunto das águas contidas no planeta desenvolve uma interdependência, Isso ocorre por meio dos processos de evaporação, precipitação, infiltração e escoamento, que se configuram como uma dinâmica hidrológica.

    ResponderExcluir
  6. O ciclo da água (conhecido cientificamente como o ciclo hidrológico) refere-se à troca contínua de água na hidrosfera, entre a atmosfera, a água do solo, águas superficiais, subterrâneas e das plantas. A ciência que estuda o ciclo hidrológico é a Hidrologia.[1]

    A água se move perpetuamente através de cada uma destas regiões no ciclo da água constituindo os seguintes processos principais de transferência:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ciclo da Agua A maior parte do vapor de água sobre os oceanos retorna aos oceanos, mas os ventos transportam o vapor de água para a terra com a mesma taxa de escoamento para o mar, a cerca de 36 Tt por ano. Sobre a terra, evaporação e transpiração contribuem com outros 71 Tt de água por ano.

      Excluir
    2. fernanada alves da silva28 de agosto de 2012 às 07:50

      O ciclo da agua é o movimento que faz na natureza .este movimento é infinito e circular ele ocrre atraves do processo
      de evaporação das aguas da superficie (rios;lagoas;oceanos etc

      Excluir
    3. O ciclo da agua
      Parte da água é desviada na irrigação e para a agricultura. Rios e mares são importantes para viagens e para o comércio. Através da erosão, o escoamento molda o ambiente criando vales e deltas fluviais que fornecem um solo rico para o estabelecimento de centros de população

      Excluir
  7. ciclo da agua
    O ciclo da agua conhecida cientificamente como o ciclo hidrologico referente a troca continua de agua na hidrosfera entre a atmosfera a água do solo aguas superficiais , subeterraneas e das plantas .A ciencias que estuda o ciclo da agua e a hidrologia .
    A agua sa move perpetualmente através de cada um desta regiao no ciclo hidrologico constituindo os seguintes processos principais transferencia.


    ResponderExcluir
  8. A ciencia que estuda o ciclo hidrografico é a hidrologia
    A água se move perpetualmente através de cada uma destas
    região no ciclo da água constituindo os seguintes processos principais de transferencia.

    ResponderExcluir
  9. Eu emtendi que o ciclo da agua é muito importante para todos nós por que o modelo de trnsporte hidrografico faz parte da água é divida na irrigacao e para a agricultura rios mares sao importante para viagem e para comercio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. agua poder ser encotrado no planeta terra o ciclo da agua tidos liquidos e gassosa e gassoso e o liquido chamada de lagores lago rios e oceanos

      Excluir
  10. O ciclo da água (conhecido cientificamente como o ciclo hidrológico) refere-se à troca contínua de água na hidrosfera, entre a atmosfera, a água do solo, águas superficiais, subterrâneas e das plantas. A ciência que estuda o ciclo hidrológico é a Hidrologia.[1]

    ResponderExcluir
  11. a agua se move perpetuamente atraves de cada uma destaregiaõ no ciclo da agua constituamente os seguintes processo pricipais de transferencia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ciclo da água é extrema importância para a manutenção da vida no planeta terra. É através do ciclo hidrológico que ocorrem a variação climáticas.

      Excluir
  12. Eu entendi que a água faz muitas trocas entre a terra,mares,, rios, florestas e a atmosfera.Com maneira simplificada, podemos falar que o ciclo envolve a mudança de estado físico desse elemento.E que na natureza a água se torna liquida ou gasosa.

    ResponderExcluir
  13. CICLO HIDROLÓGICO
    O ciclo da água conhecido cientificamente como o ciclo hidrológico refere-se à troca contínua de água na hidrosfera,entre a atmosfera a água do solo águas superficiais subterrâneas e das plantas .
    A ciência que estuda o ciclo hidrológico é a hidrografia .

    ResponderExcluir
  14. Todos tem a consiencia de onde usamos,segundo pesquisas
    feitas o consumo da água se encontra em maiores escalas
    na atividade agricolas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A água é a única substância que existe, em circunstâncias normais, em todos os três estados da matéria (sólido, líquido e gasoso) na natureza. A coexistência destes três estados implica que existam transferências contínuas de água de um estado para outro; esta sequência fechada de fenômenos pelos quais a água passa do globo terrestre para a atmosfera é designado por ciclo hidrológico

      Excluir
  15. Eu entendi que a agua é a unica substancia
    que existe em circunstancia normais em todos os tres estados da materia solido, liquido e gasoso na natureza um lençol freatico ou pode simplesmente escoar superficialmente ate um rio, lago ou oceano

    ResponderExcluir
  16. A água é um bem comum a todas as pessoas, além de ser indispensável a todas as formas de vida que estão dispersas ao decorrer da extensão da crosta terrestre. As águas contidas no planeta constituem a hidrosfera e essa corresponde à parte líquida que se encontra em diversas partes, como oceanos, mares, rios, lagos geleira alem da atimosfera

    ResponderExcluir
  17. A ciência que estuda o ciclo hidrológico é a Hidrologia.
    A água se move perpetuamente através de cada uma destas regiões no ciclo da água constituindo os seguintes processos principais de transferência.

    ResponderExcluir
  18. O ciclo da água é de extrema importância para a manutenção da vida no planeta Terra. É através do ciclo hidrológico que ocorrem a variação climática,
    se não tever o ciclo da água o paneta seca e não avera vida no planeta

    ResponderExcluir
  19. O ciclo da agua
    O nome cientifico dociclo da agua é ciclo hidrológico.
    È assim que chamamos a troca constante que a água faz entre a terra ,mares,rios floresta e a atmosfera.

    ResponderExcluir
  20. estefhani gabriela araujo cavalcante28 de agosto de 2012 às 07:49

    o ciclo da agua é fundamental para preservaçao da vida no planeta as condiçao climáticas da terra permitem que a agua sofra mudanças de fase e a comprenssão dessa transformaçao é fundamental para trabalho escolares academicao prontos.

    ResponderExcluir
  21. A IMPORTÂNCIA DO CICLO HIDROLÓGICO

    Todos tem a conciéncia de onde usamos ,o consumo da água se encontra em maiores escalas .
    O ciclo da água é de extrema importância como a floresta amazonica que é uma concentração de vegetação,como a água e o seu ciclo é muito importante pois é responsavel por grande parte da chuva aqui no BRASIL e nos outros países também vou explicar

    ResponderExcluir
  22. Gabrielli de Souza Santos28 de agosto de 2012 às 07:54

    A importância do ciclo da água para o planeta

    Devido ao calaor do sol a água dos oceanos mares, rios e lagos a água passa lentamente do estado líquido para o gasoso , isto é evapora-se e vai para a atmosfera .o vapor de água na atmosfera arrefece e condensa-se isto é,transforma-se em que pequenas gotas de águas formando as nuvens

    ResponderExcluir
  23. O ciclo da agua
    A chuva, com uma taxa de 107 Tt por ano sobre a terra, tem várias formas: mais comumente chuva, neve e granizo, com alguma contribuição em nevoeiros e orvalho. A água condensada no ar também podem refratar a luz solar para produzir um arco-íris.

    ResponderExcluir
  24. RELACIONAR A IMPORTÂNCIA DO CICLO HIDROLÓGICO

    Depois a água volta novamente e a superficie terrestre sobre a forma de precipitação ,chuva,neve,ou granizo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos têm a conciencia de onde a usamos, segundo pesquisas feita o consumo a água se encontra em maiores escalas.

      Excluir
  25. O ciclo da agua
    O escoamento das águas, muitas vezes recolhe mais de bacias hidrográficas que correm para os rios. Um modelo matemático utilizado para simular o fluxo do rio ou córrego e calcular os parâmetros de qualidade da água é o modelo de transporte hidrológico.

    ResponderExcluir
  26. A agua é inportante para todos os nossos organismo o ciclo da agua e'a unica subtancia que existe

    ResponderExcluir
  27. rillary dos snatos ramos28 de agosto de 2012 às 08:01

    O ciclo da água é importante para o planeta porque ela faz a chuva cair e com a água da chuva faz o planeta seguir mais forte e também para a o nosso corpo ficar firme e forte se não tivesse água a gente morreria e os animais.

    ResponderExcluir
  28. O ciclo da água é o movimento que ela faz na natureza. Este movimento é infinito e circular. Ele ocorre através do processo de evaporação das águas da superfície (rios, lagos, oceanos, etc) do planeta Terra e também pela tra

    ResponderExcluir
  29. A água favorece a ocorrência de reações químicas.
    As reações químicas são processos onde uma ou mais moléculas de substâncias sofrem modificações, transformando-se em outras substâncias.

    Os reagentes são as moléculas que se transformam, originando o produto. A água participa das reações tanto como reagente quanto com produto.

    As moléculas de água estão em constante movimentação dentro de um sistema, o que favorece a agitação das moléculas na solução. Com isso, há uma maior facilidade de “encontrarem-se” e reagirem.

    Nos seres vivos é impossível calcular a quantidade de reações químicas que ocorrem nas células, mas sabemos que a vida depende dessas reações.

    Ao conjunto de reações químicas que ocorrem em um organismo damos o nome de metabolismo.

    Água como reagente
    Quando a água participa de uma reação como reagente, o processo recebe o nome de reação de hidrólise (do grego, lise = quebra). Isso acontece porque a água promove a quebra da molécula que está reagindo com ela.

    ResponderExcluir
  30. A água favorece a ocorrência de reações químicas.
    As reações químicas são processos onde uma ou mais moléculas de substâncias sofrem modificações, transformando-se em outras substâncias.

    Os reagentes são as moléculas que se transformam, originando o produto. A água participa das reações tanto como reagente quanto com produto.

    ResponderExcluir
  31. Água como produto
    Quando a água participa de uma reação como produto, o processo recebe o nome de reação de síntese por desidratação, pois são retirados átomos de H e O da molécula, que se unem, formando uma molécula de água. isso ocorre nas ligações entre aminoácidos para formar as proteínas.

    ResponderExcluir