segunda-feira, 12 de março de 2012

LIOFILIZAÇÃO

9º ANO A 12/03/2012

NO QUE CONSISTE O PROCESSO DA LIOFILIZAÇÃO?

ONDE É USADO O PROCESSO DA LIOFILIZAÇÃO?

QUAIS AS VANTAGENS DE SE UTILIZAR ESSE PROCESSO?

10 comentários:

  1. 1- liofilização é a técnica sofisticada para desidratar produtos naturais
    2- é usado em tuneis de ar quente, fornos, estufas etc...
    3- a liofilização é capaz de produzir um produto desitradato com qualidade em termos nutricionais, mantendo o máximo das propriedades sensoriais como sabor e cheiro do alimento.
    sara p dos santos

    ResponderExcluir
  2. Liofilização ou criodessecação (Freeze drying, em inglês) é um processo de desidratação usado para preservar alimentos perecíveis, princípios ativos, bactérias, etc, onde estes são congelados e a água é retirada, por sublimação, sem que passe pelo estado líquido.

    larissa aparecida

    ResponderExcluir
  3. liofilização?

    Também conhecida por “freeze-drying”, é uma técnica sofisticada para desidratar produtos naturais.

    O diferencial

    Diferente das técnicas convencionais de secagem como estufas, túneis de ar quente, Spray-drying, fornos etc., a liofilização é um processo de desidratação sem aquecimento. O produto natural é congelado numa temperatura ideal e posteriormente a água é eliminada por sublimação (passagem direta do estado sólido para o gasoso), através de um controle rigoroso de alto vácuo.

    Vantagem nutricional da liofilização

    Não é novidade que grande parte das propriedades nutricionais e sensoriais dos alimentos é perdida quando os mesmos são submetidos ao aquecimento. A liofilização é capaz de produzir um produto desidratado com qualidade em termos nutricionais, mantendo o máximo das propriedades sensoriais como sabor e cheiro do alimento “ in natura ”.

    Outras Vantagens

    Uma vez que a maior parte do peso e volume de um produto natural é água (ver alguns exemplos na tabela abaixo), os liofilizados são fáceis de serem manipulados e estocados, pois ocupam volumes extremamente reduzido em relação ao natural.

    A deterioração dos alimentos tanto biológica (ação de bactérias, fungos etc.) como química (oxidações, decomposições etc.) é extremamente dependente da quantidade de água existente no produto. Por isso, alimentos desidratados são altamente resistentes e podem ser guardados por longos períodos sem a necessidade de estabilizantes, conservantes e refrigeração exaustiva.

    Produtos desidratados por liofilização agregam todas as vantagens e são a melhor opção em alimentação prática, tão saudáveis e saborosos quanto os alimentos “ in natura ”.

    fernanda higino soares

    ResponderExcluir
  4. Liofilização ou criodessecação (Freeze drying, em inglês) é um processo de desidratação usado para preservar alimentos perecíveis, princípios ativos, bactérias, etc, onde estes são congelados e a água é retirada, por sublimação, sem que passe pelo estado líquido.

    A liofilização trabalha congelando o alimento (frutas, ovos, carnes, etc.),depois e encaminhada para a camara de vácuo e aumento gradativo da temperatura, reduzindo-se deste modo a pressão circunvizinha, o que permite à água congelada no material passar diretamente da fase sólida ao gás - de modo similar àquela que faz com que os cubos de gelo não utilizados encolham em um freezer frost-free - sem entretanto destruir-lhe as propriedades nutritivas pois mantém intacta as paredes celulares[1], que seriam destruídas na evaporação.

    Bárbara Gonçalves Garcia

    ResponderExcluir
  5. FELIPE PEREIRA DOS SANTOS
    a liofilização trabalha congelando o alimento(frutas, ovos, carnes, e etc.)depois é encaminhada para camara de vácuo e aumento gradativo da temperatura.É um processo de desidatração usado para preservar alimentos pereciveis.As vantagens para utilizar ingredientes, liofiolizados são: longa vida util e uma exelente microbiologia

    ResponderExcluir
  6. MATHEUS HENRIQUE PEREIRA RODRIGUES

    .NO QUE CONSISTE A LIOFILIZAÇÃO;a liofilização trabalha com congelamento de alimentos como;frutas,ovos,carnes,etc.
    .ONDE E USADO;o processo é usado produzir por exemplo;a comida dos astronautas e tambem comidas populares e conveniente para alpinistas.
    .QUAIS VANTAGENS;as vantagens da liofilização vem desde os tempos em que se desenvolveram tecnicas de congelamento de alimentos com objetivos de manter suas caracteristicas proteicas,organolepticas e degustativas.

    ResponderExcluir
  7. 1)a liofilização trabalha conegelando o alimetos(frutas,ovos,carmes,etc)depois e encaminha para a camara de vaculo e aumento gradativo.

    2)usado para presevar alimentos perecives,prinicipios ativos.

    3)que permite à água congelada no material passar diretamente da fase sólida ao gás - de modo similar àquela que faz com que os cubos de gelo não utilizados encolham em um freezer frost-free - sem entretanto destruir-lhe as propriedades nutritivas pois mantém intacta as paredes celulares, que seriam destruídas na evaporação.


    kaique

    ResponderExcluir
  8. No que consiste o processo da liofilizaçao?

    A liofilização trabalha congelando o alimento (frutas, ovos, carnes, etc.),depois e encaminhada para a camara de vácuo e aumento gradativo da temperatura, reduzindo-se deste modo

    Onde é usado?

    processo de desidratação usado para preservar alimentos perecíveis, princípios ativos, bactérias, etc, onde estes são congelados e a água é retirada, por sublimação, sem que passe pelo estado líquido

    Quais vantagens?

    o que permite à água congelada no material passar diretamente da fase sólida ao gás - de modo similar àquela que faz com que os cubos de gelo não utilizados encolham em um freezer frost-free - sem entretanto destruir-lhe as propriedades nutritivas pois mantém intacta as paredes celulares[1], que seriam destruídas na evaporação.:AL ANSER.

    ResponderExcluir
  9. A liofilização trabalha congelando o alimento (frutas, ovos, carnes, etc.),depois e encaminhada para a camara de vácuo e aumento gradativo da temperatura, reduzindo-se deste modo a pressão circunvizinha, o que permite à água congelada no material passar diretamente da fase sólida ao gás - de modo similar àquela que faz com que os cubos de gelo não utilizados encolham em um freezer frost-free - sem entretanto destruir-lhe as propriedades nutritivas pois mantém intacta as paredes celulares[1], que seriam destruídas na evaporação. O índice de água extremamente reduzido que resulta inibe a ação dos microorganismos e das enzimas que normalmente estragam ou degradam a substância.

    ELTON JOSE LUZA JR

    ResponderExcluir
  10. Sulei 9°ano"A"
    1- No que consiste o processo da liofilização?
    A aplicação do vácuo elevado na liofilização faz com que o gelo sublime muito, mais rapidamente, tornando um processo de secagem deliberada.Uma câmara fria do condensador ou as placas do condensador fornecem uma superfície para o vapor se solidificar. Estas superfícies devem estar mais frias do que a temperatura da superfície do material que está sendo secado, ou o vapor não migrará ao coletor. As temperaturas para esta coptação do gelo estão tipicamente abaixo de -50 °C.
    2- Onde é usado o processo da liofilização?
    Esse processo é usado para reduzir o sorvete de gelo seco e por exemplo, a comida dos astronautas. É também popular e coviniente para mochileiros. A liofilização é uzada na manufatura do café solúvel e por indústrias farmacêuticas.
    3- Quais as vantagens de se utilizar esse processo?
    As vantagens lifilização desde os tempos em que desenvolveram a técnica de congelamento dos alimentos.

    ResponderExcluir