terça-feira, 13 de setembro de 2011

Tratamento de água e Solvente Universal

Porque a água é considerada solvente universal?
Como se processa o tratamento em uma estação.

5 comentários:

  1. Definição

    Tratamento de Água é um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que esta fique em condições adequadas para o consumo, ou seja, para que a água se torne potável. O processo de tratamento de água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças.

    Numa estação de tratamento de água, o processo ocorre em etapas:

    - Coagulação: quando a água na sua forma natural (bruta) entra na ETA, ela recebe, nos tanques, uma determina quantidade de sulfato de alumínio. Esta substância serve para aglomerar (juntar) partículas sólidas que se encontram na água como, por exemplo, a argila.

    - Floculação - em tanques de concreto com a água em movimento, as partículas sólidas se aglutinam em flocos maiores.

    - Decantação - em outros tanques, por ação da gravidade, os flocos com as impurezas e partículas ficam depositadas no fundo dos tanques, separando-se da água.

    - Filtração - a água passa por filtros formados por carvão, areia e pedras de diversos tamanhos. Nesta etapa, as impurezas de tamanho pequeno ficam retidas no filtro.

    - Desinfecção - é aplicado na água cloro ou ozônio para eliminar microorganismos causadores de doenças.

    - Fluoretação - é aplicado flúor na água para prevenir a formação de cárie dentária em crianças.

    - Correção de PH - é aplicada na água uma certa quantidade de cal hidratada ou carbonato de sódio. Esse procedimento serve para corrigir o PH da água e preservar a rede de encanamentos de distribuição. nome; leandro pereira do santos

    ResponderExcluir
  2. Água: Solvente Universal
    Por Fabiana Santos Gonçalves
    A água é um dos melhores solventes na natureza, capaz de dissolver uma infinidade de substâncias, como sais, gases, açúcares, proteínas, etc. Essa alta capacidade de dissolver substâncias deu á água a característica de solvente universal.

    Como ocorre?

    As moléculas de água (solvente) penetram entre as partículas do soluto, que pode ser um sal, açúcar, etc. Quando penetram na partícula, as moléculas de água promovem a separação das partículas, dissolvendo-as. A mistura formada é chamada de solução.

    Ilustração: http://www.ufpe.br
    Substâncias hidrofóbicas

    As substâncias hidrofóbicas (do grego, hidro = água, phobos = medo) possuem aversão à água. elas são insolúveis em água.

    As moléculas hidrofóbicas normalmente não são polarizadas, portanto não há atração entre elas e as moléculas de água, dessa forma não interagem.
    Substâncias hidrofílicas

    As substâncias hidrofílicas (do grego, hidro = água, philos = amigo) possuem afinidade com a molécula de água e são solúveis nela. Isso ocorre porque as moléculas hidrofílicas são polarizadas. Como a água é uma molécula dipolar, ou seja, possui carga positiva e negativa, pode se ligar tanto à moléculas de carga positiva como de carga negativa.

    nome; leandro pereira do santo 6ano

    ResponderExcluir
  3. A água potável é muito importante para a vida de todos os seres vivos e com ela não há riscos de contaminação. Com o tratamento da água é possível diminuir bastante os poluentes que são encontrados nas águas e ela precisa ser tratada até que esses poluentes não façam mal as pessoas e animais
    Estações tratamento da água.
    O tratamento para água é feito em etapas e a cada uma acabar com uma bactéria e também poluentes até que fique boa para as pessoas o consumir,o tratamento da água importante para as pessoas.
    Naylu 6 ano a.

    ResponderExcluir
  4. A água é um dos melhores solventes na natureza, capaz de dissolver uma infinidade de substâncias, como sais, gases, açúcares, proteínas, etc. Essa alta capacidade de dissolver substâncias deu á água a característica de solvente universal.

    Como ocorre?

    As moléculas de água (solvente) penetram entre as partículas do soluto, que pode ser um sal, açúcar, etc. Quando penetram na partícula, as moléculas de água promovem a separação das partículas, dissolvendo-as. A mistura formada é chamada de solução.

    ResponderExcluir
  5. As pessoas precisam matar a sede, fazer a higiene pessoal e também precisa de chuva para acabar com o ar seco que tanto faz mal á respiração principalmente das crianças que ficam com muita alergia por causa da poluição do ar, com ar seco, ou para quem sofre de doenças respiratórias. Para que possamos beber a água e fazer comida é importante que se tenha água limpa e por isso é tão importante o Tratamento de Água que precisa ser realizado em todas as cidades de todo o mundo.

    Com a poluição da água o tratamento da mesma precisa ser feito com muito cuidado para que não faça mal a ninguém afinal a poluição aumenta a cada dia e com isso as águas ficam muito ruins para o consumo, tudo isso somado ao meio ambiente poluído.Maira 6 ano a

    ResponderExcluir