terça-feira, 13 de setembro de 2011

Ossos e Músculos

Poste os resultados de suas pesquisas sobre ossos e músculos

11 comentários:

  1. Os músculos são os tecidos responsáveis pelos movimentos dos animais,tanto os movimentos voluntários,com os quais o animal interage com o meio ambiente,como os movimentos dos seus órgãos internos,como o coração ou o intestino.

    Os músculos são constituídos por tecido muscular e caraterizam-se pela sua contratibilidade,funcionando pela contração e extensão das suas fibras.A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo.Esse estímulo elétrico desencadeia o potencial de ação,que resulta na entrada de cálcio (necessário à contração) dentro da célula,e a saída de potássio da mesma.

    ResponderExcluir
  2. cada movimento nosso é o resultado de uma coordenação de ossos e musculos, tendões, musculos e ligamentos.
    Ossos são massas rígidas de tecido vivo.
    Os musculos existem tres tipos de musculos: estriado, liso e cardíaco.

    ResponderExcluir
  3. Os músculos esqueléticos ou músculos estriados, já que apresentam estriações em suas fibras. São os responsáveis pelos movimentos voluntários; estes músculos se inserem sobre os ossos e sobre as cartilagens e contribuem, com a pele e o esqueleto, para formar o invólucro exterior do corpo.

    A maioria dos músculos está presa ao esqueleto, junto a articulações, abrindo-as e fechando-as. Nas articulações, esses músculos são presos a ossos por meio de tendões, que são cordões de tecido conjuntivo. Quando os tendões são chatos e largos, e não possuem a forma de cordão, recebem o nome de aponeuroses (ou aponevroses).

    Os músculos constituem aquilo que vulgarmente se chama a "carne". São formados por células bastante compridas e polinucleadas, com núcleos localizados sob o sarcolema. Geralmente, estão cercadas de tecido conjuntivo, que une umas as outras e transmitem a força produzida pelos músculos aos ossos, ligamentos e outros órgãos executores de movimento.

    ResponderExcluir
  4. Cada movimento nosso é o resultado de uma coordenação de ossos e músculos, tendões, músculos e ligamentos.
    Ossos são massas rígidas de tecido vivo.
    Os músculos existem tres tipos de músculos:Estriado,liso
    e Cardíaco.

    ResponderExcluir
  5. Ossos são massas rígidas de tecido vivo. Eles absorvem cálcio para o corpo todo, armazenando 99% do mineral presente. Dentro de alguns ossos há uma substância chamada tutano que produz as células vermelhas, as células brancas e as plaquetas.

    Existem 206 ossos no esqueleto humano, que mantêm a formação do corpo e protegem os órgãos internos. Por exemplo, os ossos na cabeça protegem o cérebro; já os ossos na caixa torácica envolvem e protegem os pulmões.

    O lugar onde dois ou mais ossos se unem é chamado de junta, que normalmente permite o movimento dos ossos envolvidos. No entanto, o movimento é coordenado pelos ligamentos (grupos de tecidos fibrosos), que se conectam aos ossos, e pela cartilagem (tecido elástico), que reveste as extremidades dos ossos. Os ligamentos unem um osso ao outro.

    A cartilagem amortece e protege os ossos com a ajuda de diversos fluídos e bursas (pequenas bolsas com fluído lubrificante que circulam as juntas). Outro grupo de tecidos conectivos chamados tendões liga os ossos aos músculos. Os músculos também são tipos específicos de tecidos que possuem a capacidade de se contrair. É essa contração que aciona os tendões e permite o movimento.

    Músculos

    Existem três tipos de músculo: estriado, liso e cardíaco. O músculo estriado consiste de camadas de tecidos divididos em grupos de fibras entrelaçadas paralelas entre si. Estas camadas se ligam ao esqueleto e ajudam o corpo nos movimentos voluntários.

    Cada movimento do seu pé depende do trabalho conjunto entre tendões, músculos e ossos.
    ©iStockphoto.com/Max Delson
    Cada movimento do seu pé depende do trabalho conjunto entre tendões, músculos e ossos


    O músculo liso ou orgânico está presente em diversos órgãos internos, incluindo o intestino e a bexiga, além de estar presente nas artérias maiores. Este tipo de músculo funciona de modo involuntário, sendo controlado pelo sistema nervoso autônomo. Entre suas muitas funções, o músculo liso ajuda na circulação sanguínea e de secreções glandulares, movimenta substâncias através do trato digestivo e regula a respiração. Músculos lisos contêm células delgadas alongadas paralelas umas das outras, normalmente agrupadas.

    Os músculos cardíacos são os do coração, cujo trabalho é bombear sangue. A característica única do músculo cardíaco é ser controlado pelo sistema nervoso autônomo (como os músculos lisos dos órgãos internos), mesmo sendo estriado (como os músculos do esqueleto).



    Artigos relacionados

    * Como funciona o cérebro
    * Como funcionam os pulmões
    * Como funciona o coração
    * Como funciona o sangue

    kaique 8°ano

    ResponderExcluir
  6. Os músculos são constituídos por tecido muscular e caraterizam-se pela sua contratibilidade, funcionando pela contração e extensão das suas fibras. A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo. Esse estímulo elétrico desencadeia o potencial de ação, que resulta na entrada de cálcio (necessário à contração) dentro da célula, e a saída de potássio da mesma. Em termos científicos, as etapas são:

    1. Despolarização do sarcolema;
    2. estimulação do retículo sarcoplasmático e
    3. ação do cálcio e de ATP, provocando o deslizamento da actina sobre a miosina (é a contração muscular).

    Os músculos esqueléticos ou voluntários são os órgãos ativos do movimento, transmitindo movimento aos ossos sobre os quais se inserem. Têm uma variedade grande de tamanho e formato, de acordo com a sua disposição, local de origem e inserção e controlam a postura do corpo do animal.

    O ser humano possui aproximadamente 639 músculos. Cada músculo possui o seu nervo motor, o qual divide-se em várias fibras para poder controlar todas as células do músculo, através da placa motora.Tipos
    Tipos de músculo.

    Aluna Thais dos Santos.

    ResponderExcluir
  7. Ossos e Músculos
    como funcionam os ossos e os músculos.
    O sistema musculoesquelético é uma estrura conplexa de partes interligadas.Cada moovimento do corpo é o resultado de uma coordenação de ossoos,músculos,tendões e lagamentos.

    Ossos
    ossos são massas rigidas de tecidos vivos.Eles absorvem cálcio para o corpo todo,armazenando 99% do mineral presente.
    Dentro de alguns ossos há uma substância chamada tutano que produz as células vermelhas, as células brancas e as plaquetas.
    Existem 206 ossos no esqueleto humano, que mantem a formação do corpo e protegem o CÈREBRO; já os ossos na caixa toráxica envolvem e protegem os PULMÔES.
    Lugar onde dois ou mais ossos se unem, é chamado de junta, que normalmente permite o movimento dos ossos envolvidos.

    Para manter você em pé,seu corpo tem cerca de 206 ossos e 639 músculos.

    nome:Bárbara 8° ano A

    ResponderExcluir
  8. ossos sao massas rigidas de tecido vivo.eles absorvem cálcio para.corpo todo,armazenado 99%do mineral presente.
    dentro de alguns ossos há uma substancia chamada tuitano que produs as células vermelhas,as células brancas e as plaquetas.
    existem 206 ossos no esqueleto humano,que mantem a formação do corpo e protegem os orgãos internos.por exemplo,os ossos na cabeça protegem o cérebro;ja os ossos na caixa torácica envolvem e protegem os pulmoes..

    ResponderExcluir
  9. O esqueleto humano é criação mais perfeito já criado pela natureza, mas exige cuidados. Dois fatores para seu equilíbrio são um boa alimentação balanceada e a atividade física regular.
    oncreto armado. Nossos 206 ossos, além de sustentar o corpo e proteger os órgãos internos, proporcionam uma estrutura sobre a qual atuam os músculos, poderosas massas fibrosas contráteis que possibilitam os movimentos. Desprovidos de esqueleto e musculatura, seríamos criaturas flácidas e indefesas, que deslizariam pelo chão como plantas rasteiras.

    Aluna Patricia Alves.

    ResponderExcluir
  10. As raiz é o orgão da planta que tipicamente se encontra abaixo da superficie do solo.
    Tem duas funcões principais : servir como meio de fixação
    ao solo e como orgão absorvente de agua ,compostos nitro-
    -genados e outras substancias minerais como potassio e
    fosforo(materia bruta ou inorganica).Quase sempre subterr-
    -anea .

    ResponderExcluir