terça-feira, 8 de novembro de 2011

HORMÔNIOS

Nova Andradina 8 de Novembro de 2011
8° Ano A

Qual é a importãncia dos hormônios para o organismo?

Citar os principais hormônios e suas funções?

8 comentários:

  1. Sao substancias quimicas especificas de açao sistemica que sao produzidas por celulas especializadas;sao lançadas na circulaçao e vao produzir efeitos especificos em um orgao especifico do corpo.
    os hormonios sao produzidos pelo proprio organismo em glandulas do tecido especializados e sao derivados de proteinas lipidios ,glicidios etc.....

    ResponderExcluir
  2. importancia dos hormonios: Os hormônios são substâncias responsáveis pela harmonia das nossas funções orgânicas, visto que aceleram ou diminuem a velocidade de reações e funções biológicas – que acontecem mesmo em sua ausência – mas em ritmos diferentes.
    funções: Tireotrópicos: atuam sobre a glândula endócrina tireóide.
    Adrenocorticotrópicos: atuam sobre o córtex da glândula endócrina adrenal (supra-renal)
    Gonadotrópicos: atuam sobre as gônadas masculinas e femininas.
    Somatotrófico: atua no crescimento, promovendo o alongamento dos ossos e estimulando a síntese de proteínas e o desenvolvimento da massa muscular.
    ANA CAROLINA

    ResponderExcluir
  3. sao substancias quimicas de açao sistemica que sao produzidas por celulas especializadas sao lançadas na circulaçao e vao produzir efeitos especificos em um orgao especifico do corpo.
    os hormonios sao derivados de tres classes de substancias quimicas.a maioria e constituido .a maioria e constituida por proteinas ou pepideos e podem ter grupos de carboidratos associados.FABIO JUNIOR

    ResponderExcluir
  4. Qual é a importãncia dos hormônios para o organismo?
    R:Hormônios são substâncias químicas que transferem informações e instruções entre as células, em animais; humanos e plantas. Também chamados de "mensageiros químicos do corpo", os hormônios regulam o crescimento, o desenvolvimento, controlam as funções de muitos tecidos, auxiliam as funções reprodutivas, e regulam o metabolismo (o processo usado pelo organismo para produzir energia a partir dos alimentos).
    Diferentemente das informações enviadas pelo sistema nervoso, que são transmitidas via impulsos elétricos, se deslocam rapidamente, têm um efeito quase imediato e de curto prazo, os hormônios são mais vagarosos e seus efeitos mantêm-se por um período mais longo de tempo.

    Citar os principais hormônios e suas funções?
    R:Além de exercerem efeitos sobre órgãos não-endócrinos, alguns hormônios, produzidos pela hipófise são denominados trópicos (ou tróficos) porque atuam sobre outras glândulas endócrinas, comandando a secreção de outros hormônios. São eles:
    Tireotrópicos: atuam sobre a glândula endócrina tireóide.
    Adrenocorticotrópicos: atuam sobre o córtex da glândula endócrina adrenal (supra-renal)
    Gonadotrópicos: atuam sobre as gônadas masculinas e femininas.
    Somatotrófico: atua no crescimento, promovendo o alongamento dos ossos e estimulando a síntese de proteínas e o desenvolvimento da massa muscular. Também aumenta a utilização de gorduras e inibe a captação de glicose plasmática pelas células, aumentando a concentração de glicose no sangue (inibe a produção de insulina pelo pâncreas, predispondo ao diabetes).

    THAIS DOS SANTOS.F

    ResponderExcluir
  5. Andrenocorticotrófico (ACTH): Estimula o córtex andrenal.

    Prolactina ou hormônio lactogênico: Estimula a produção de leite pelas glândulas mamárias. Sua produção acentua-se no final da gestação ,aumenta após o parto e persiste enquanto durar o estimulo da sucção.

    Tireotrófico(TSH) ou Tireotrofina: Estimula a tireóide a secretar seus principais hormônios leberador de tireotrofina (TRH),secretado pelo hipotálano.

    ResponderExcluir
  6. Rafael Pereira disse.......

    outros hormôrnio igualmente no processo metabólicode construção de músculospe o hormônio do cercimento que é liberado em quantidades grandes durante nossa infancia e adolecencia começando a regredir na fase adulta,ate cessarvpor completo.

    principais hormonios:adreotrófico estimularo córtex adrenal.

    foliculo estimulante estimula o desenvolvimentoe a maturação dos foliculos ovarianos.

    luteinizante estimula a evaculação eo desenvolvimento do corpo lúteo.

    calcitonina regula taxa de calcio no sangue inibindo sua remoção dos ossos o que diminui a taxa plastica de cálcio.

    ResponderExcluir
  7. HORMONIOS
    Uma substancia quimibca especifica fabricada pelo sisjtema endócrimo ou por neurõnios.Assim sendo, podem ser produzidos porum orgõa ou em determinadas célulasb do mesmo tipo.É libertada e tarnsportada diretamente pelo sangue.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu entendi que o universo é constituida de tudo que existe fisicamente a totalidade do espaço e tempo e todas as formas de materia e energia o termo universo pode ser usados em sentidos contextuais ligeiramento diferentes denotando conceitos como o cosmo ; o mundo ou natureza.
      NOME MAYARA THAIS DOS SANTOS 6ANO PROFESSOR CLAUDEMIR

      Excluir